Buscapé

sábado, 26 de setembro de 2009

A tecnologia a serviço do emagrecimento

Na forma tradicional o paciente faz consultas regulares com médico ou nutricionista e a freqüência varia de uma ou mais vezes por semana, a uma consulta mensal. Os grupos de emagrecimento pedem a freqüência semanal. Os métodos podem ser diferentes, mono dietas, reeducação alimentar e de estilo de vida, com medicamentos, psicoterapias, PNL, hipnose, espiritual etc.

O que se observa é que no início todos se propõem seguir a risca o objetivo. Nos primeiros três dias muitos já abandonam a dieta ou os exercícios. Os mais determinados cumprem corretamente o primeiro

mês e depois com as mais esfarrapadas desculpas abortam o emagrecimento.

Aqueles que conseguem chegar ao objetivo proposto, com o passar de alguns meses voltam a engordar porque sua meta perdeu a força. Chegou-se então a conclusões claras: as pessoas não têm todo tempo disponíveis de, por exemplo, uma ou duas horas por semana ir ao médico ou à nutricionista ou ainda ao grupo de apoio e também praticar diariamente uma hora de exercícios físicos.

“Mais importante que emagrecer é adquirir e cristalizar os novos comportamentos frente aos alimentos e mudar realmente o estilo de vida”

Dificilmente se lembram que nas refeições têm que comer estritamente o preconizado no cardápio. As próprias mentes das pessoas que querem emagrecer lutam contra elas e com mentiras tiram-nas de seus objetivos tais como: “Hoje você merece comer isso” ou “Você já trabalhou demais então PODE comer esse doce”, “Não vá à academia hoje não. Aproveite para descansar um pouco, amanhã você faz exercício em dobro”. Baseado nisso entrou a tecnologia. A internet.


Cada vez mais pessoas estão se beneficiando de sites que oferecem cardápios personalizados e monitoramento do peso, dão dicas de nutrição e comportamento, ensinam receitas e formam comunidades de apoio on-line que podem ser acessados a qualquer momento.

Pelo celular também podem ser enviadas mensagens sobre nutrição e exercícios físicos conforme as necessidades de cada pessoa. As informações sobre a dieta costumam ser transmitidas antes do café-da-manhã, do almoço e do jantar. Tudo para lembrar o assinante de que está de dieta e o que deve comer ou beber.

Esses tipos de serviços estão crescendo em todos os países. Mais importante que emagrecer é adquirir e cristalizar os novos comportamentos frente aos alimentos e mudar realmente o estilo de vida: deixar de ser sedentário. Isso se consegue com constantes estímulos, repetição e maior praticidade pelo celular ou internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário